terça-feira, 24 de abril de 2012

Média, Modos e Aprendizagem - Resumo -



O texto aborda o impacto que os meios multimédia causam no processo de aprendizagem, em contexto online ou presencial.

Mayer (2001,pag.184), defende a existência de “sete princípios multimédia”, relevantes:

Princípio Multimédiaconsta que a aprendizagem se processa melhor através das palavras complementadas com imagens.

Princípio da contiguidade espacial – sugere que sejam associadas e apresentadas lado a lado palavras e respetivas imagens; seja em suporte papel ou no ecrã.

Princípio da contiguidade temporal – acredita que os alunos aprendem melhor se as palavras e as imagens forem apresentadas conjuntamente em vez de sucessivamente.

Princípio da coerência – defende que, o processo de aprendizagem é facilitado quando se utilizam palavras, imagens e sons familiares ao aluno.

Princípio da modalidade - refere que a narração sonora conjuntamente com a animação torna-se mais apelativa à aprendizagem do que a animação com texto no ecrã.

Princípio da redundância – assegura que, combinando a animação e a narração os alunos aprendem mais facilmente. Apresentar no ecrã, animação narração e texto representa uma sobrecarga que prejudica, dado que as pessoas têm um limite de captação e processamento.

Principio das diferenças individuais – defende que nem todos os alunos têm o mesmo grau de conhecimentos ou capacidades. Assim, a habilidade espacial é maior ou menor conforme a capacidade cognitiva do aluno.

Comentário:

O “Principio Multimédia “ defendido por Mayer, ajuda-nos a compreender como se processa a aprendizagem na mente humana. O autor defende que : a mensagem deve ser adequada à capacidade cognitiva dos aprendentes; privilegia dois canais no processamento da informação: o visual e o verbal; e refere que o ser humano tem uma capacidade limitada para processar a informação. Mayer acredita que as pessoas aprendem melhor se as palavras forem associadas às imagens, por isso defende que o recurso adequado a materiais multimédia pode facilitar beneficiando o processo de aprendizagem.


Bibliografia: Fahy.Patrick J. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem InterativaOnline”


Sem comentários:

Enviar um comentário